Confira!


Na convivência com meus amigos pessoais e na participação de alguns grupos de leitores no Facebook, acabei percebendo que existem diferentes tipos de leitores, seja pelas suas preferências de leitura, seja pela forma que preferem comprar, seja como tratam seus livros. Decidi separá-los em algumas categorias, apenas para diversão.

Acumulador: Esse é um tipo bem fácil de identificar. Ele não para de aumentar sua coleção de livros. Está sempre comprando novos, ganhando de amigos ou parentes, fazendo trocas, participando de concursos e sorteios... Tudo para acabar com qualquer espaço vazio que reste em sua estante! Ou em sua casa...



Perseguidor: São aqueles leitores que, por gostar muito de determinado escritor, querem ler "até a lista de compras" dele. Começam com um, depois decidem experimentar outro, e quando percebem, estão lendo somente aquele autor. Também se esforçam para estar perto do escritor nas redes sociais, curtindo a página oficial, seguindo pelo twitter ou instagram...



Ambientalista: Muito preocupado com o meio-ambiente, esse leitor não suporta a ideia de agredir o planeta. Por isso, compra livros físicos somente se forem impressos em papel reciclado, caso contrário, ficam somente nos e-books.



Desesperado: Como o nome já diz, ele cai em prantos por tudo. É fácil ouvi-lo dizer: "tenho que terminar essa semana para começar o próximo!", "tenho que comprar mais livros!", "tenho que renovar o empréstimo!".



Eclético: Este lê de tudo. Não significa exatamente que goste de tudo, mas procura experimentar diferentes estilos para saber do que realmente gosta. Em sua estante pode-se encontrar clássicos, romances, poesia, biografias, literatura nacional, ficção, terror, suspense, romances policiais ou históricos, distopias e por aí vai.



Louco por Sagas: Leitores desse tipo não se contentam em apenas terminar uma história. Eles exigem que haja continuação! Gostam de acompanhar trilogias ou séries compridas, ficam sempre ansiosos esperando pelo lançamento do próximo volume, e sofrem quando a série acaba! Para completar, ainda assistem aos filmes que são lançados!



Desapegado: O leitor desapegado não sabe o que significa colecionar! Ele não guarda os livros para si mesmo. Gosta de ler, mas quando termina a história, simplesmente repassa o livro para outra pessoa, troca por um novo ou devolve para a biblioteca onde o pegou. A melhor imagem para representá-lo é uma estante vazia, ou talvez não... Se ele não coleciona livros, provavelmente não precisa de uma estante!



Consumista: Já está fácil de imaginar! Esse, quando entra numa livraria, ou acessa sites que vendem livros, faz a festa! Compra vários de uma vez só, ou compra poucos, porém com muita frequência. Acaba com o próprio dinheiro, e está sempre esperando que o Correio venha trazer os livros que comprou pela internet!



Internauta: Leva o amor pelos seus livros preferidos ao extremo, sendo uma versão mais exagerada do Perseguidor. Como se não bastasse ler, assistir aos filmes da franquia e seguir o escritor virtualmente de todas as formas possíveis, ele precisa fazer mais que isso! Precisa, é claro, ler  e escrever fanfictions, para buscar por fins alternativos e histórias paralelas com seus personagens preferidos.




Espero que tenham se divertido lendo sobre os principais tipos de leitores que identifiquei. Levem na brincadeira, pois o objetivo do post era o humor! Eu creio que me encaixo mais como eclética, acumuladora e internauta! E você? Que tipo de leitor você é?

Por: Lethycia Dias

2 Comentários

  1. Olá,
    Eu sou definitivamente consumista e acumuladora mas leio dois livros por semana, tenho perto de 600 livros em casa e este ano estou me controlando bastante;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que eu seja uma acumuladora desesperada eclética! kkkkkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...