Confira!

"É como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento", afirma o prof. Geoffrey Blainey, um dos mais aclamados historiadores a atualidade. Em Uma Breve História do Mundo, o autor faz um balanço da fantástica saga da humanidade, magistralmente complicada desde seus primórdios até os frenéticos dias em que vivemos. Sem jamais perder o foco, Blainey vai mais além: descreve a geografia das civilizações e analisa o legado de seus povos. O leitor deve se preparar para uma viagem inesquecível: saberá como eram as noites dos primeiros nômades; testemunhará o surgimento das religiões; questionará a carnificina das guerras e acompanhará a ascensão e queda dos grandes impérios. Uma Breve História do Mundo vai entrelaçando a história de um povo a outro de forma didática e vibrante. Distante de formalismos, o livro instiga e envolve o leitor página por página, levando-o a conhecer e interpretar melhor os fatos que nos trouxeram aos dias de hoje"


Autor: Geoffrey Blainey
ISBN: 85-88350-77-7

Vamos pensar nos grandes acontecimentos que mudaram o mundo, e sem os quais, com certeza, nossas vidas não seriam as mesmas hoje em dia: a invenção da escrita, a organização das sociedades, a divisão do trabalho, a invenção dos primeiros sistemas monetários... Ou talvez possamos avançar ainda mais, nos aproximando mais do presente: as Grandes Navegações, a Revolução Industrial, a Independência das primeiras colônias dos países europeus, as grandes guerras que assolaram o mundo, o início do Socialismo... Estudamos um pouco de tudo isso ao longo dos anos, na escola e na vida acadêmica, mas o que sabemos é apenas uma pequena parcela do que realmente aconteceu desde que se tem registros da existência humana sobre a Terra. Somente muito estudo poderia nos proporcionar uma visão mais ampla de milhares de anos de avanço da humanidade. Muito estudo e muita leitura. E, em meio a isto, Uma Breve História do Mundo não poderia ficar de fora.
O autor, Geoffrey Blainey, que é professor na Universidade de Harvard e na Universidade de Melbourn, nos apresenta em sua obra a impressionante jornada humana, desde os passos incertos dos nômades, sem organização social, até o tempo atual. Da África à Ásia, da Polinésia às Américas, nos apresenta a povoação de todo um mundo, descrevendo ao mesmo tempo as migrações dos diversos povos, o surgimento das cidades que foram importantes durante a Antiguidade, a influência do comércio e troca de experiências culturais, bem como o início e a disseminação das três religiões predominantes até hoje: o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo.
Ao contrário do que parece, não se assemelha em nada a um livro didático de colégio. Pode-se encará-lo como uma obra fascinante de descrição da humanidade, um relato quase prosaico da caminhada do ser humano através dos séculos que torna-se ao mesmo tempo épico, justamente por tratar-se de nosso mais distante passado.

Há 2 milhões de anos, eles viviam na África e eram poucos. Eram seres quase humanos, embora menores do que seus descendentes que hoje povoam o planeta. Andavam eretos, subindo e descendo montanhas com enorme habilidade.

A maneira pela qual o livro acompanha os passos destes seres humanos que estão separados de nós por milhares e milhares de anos chega a comparar-se a uma narração, tendo pontos que diferenciam-se uns dos outros pelos mistérios que são desvendados por meio de evidências arqueológicas. A distância entre o hemisfério ocidental e o oriental também é quebrada, a partir de quando Blainey nos traz informações acerca da Mongólia, da Índia e da China. Mais do que distâncias físicas, são também quebradas distâncias culturais, à medida em que as características de cada povo são descritas. Assim, o leitor torna-se mais compreensivo, mais aberto e tolerante aos costumes milenares de civilizações antigas que pouco modificaram suas tradições com o passar do tempo.
Longe de ser apenas mais um livro de história, Uma Breve História do Mundo é um título que não pode ser deixado de lado por um bom apreciador de História, em geral, ou por alguém que, assim como eu, sente fascínio pela humanidade, pela nossa incrível habilidade de construir e destruir, de moldar o mundo e modificar o que parecia inflexível.
Avançando até os acontecimentos mais importantes do século passado (a globalização, a bomba atômica, as viagens espaciais), o brilhante historiados encerra sua obra com esmero, deixando a nós, leitores, admiradores do mundo e do ser humano, a sensação de termos viajado por eras, conhecendo todo o mundo. Ao fim, resta apenas o fascínio da leitura e a vontade de explorar sua próxima obra, intitulada Uma Breve História do Século XX.

Por: Lethycia Dias

4 Comentários

  1. Fiquei louca para conhecer mais sobre o livro!
    http://efeitotranslucido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu também sou um leitor entusiasta, e minha área profissional é história, de modos que eu posso dizer que sua resenha do livro foi bastante precisa. Parabéns.
    Claro que escrever um período tão abrangente em poucas páginas é uma tarefa muito complicada, porque certamente você vai deixar de fora muito mais do que vai abordar, e essa escolha é sempre subjetiva. Por isso, apesar de não ser um livro didático, como você disse bem, também não é um livro acadêmico, servindo basicamente como uma introdução ao leitor em geral que começa a se interessar por história. O que não deixa de ser um grande mérito desse trabalho, sem sombra de dúvidas.
    Grande abraço e parabéns pelo excelente blog, que eu pretendo acompanhar a partir de agora.
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almir!
      Agradeço muito pela sua visita e pelo comentário animador! Ouvi algumas críticas a respeito do livro. Algumas pessoas diziam que livros de outros historiadores são muito melhores. Mas foi minha primeira experiência com um livro de História, então estava impressionada. Espero que livros assim sirvam para que mais pessoas curiosas se sintam incentivadas a estudar.
      Volte a visitar! Você sempre será bem-vindo por aqui!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...