Confira!

Hoje, 17 de abril de 2015, a morte do escritor Gabriel García Márquez completa um ano. Por isso, preparei um post especial para homenageá-lo. Confira abaixo um breve resumo de sua vida e obra:





Biografia


Gabriel García Márquez (1927-2014), também conhecido como Gabo, foi um escritor e jornalista colombiano, considerado um dos mais importantes escritores do século XX, responsável por levar o realismo fantástico para a literatura latino-americana. Filho de Gabreil Eligio García e Luisa SAntiaga Márquez, nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, Colômbia. Durante parte de sua infância foi criado pelos avós maternos, Nicolás Ricardo Márquez, que lutou na Guerra dos Mil Dias, e Tranquilina Iguarán - ambos tiveram forte influência e suas histórias. Com a morte do avô aos oito anos, mudou-se para a casa de seus pais em Barranquilla, onde seu pai possuía uma farmácia, e lá passou a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites, tendo sua adolescência marcada pela proximidade com livros, especialmente A Metamorfose, de Franz Kafka.
Em 1947 aos vinte anos, mudou-se para Bogotá, onde deveria estudar Direito e Ciência Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas abandonou a faculdade, e no seguinte ano mudou-se para Cartagena das Índias, onde começou a trabalhar como jornalista para o jornal El Universal. Em 1949, de volta a Barranquilla, foi repórter do jornal El Heraldo. Na mesma época iniciou sua carreira literária, publicando contos, nos quais já havia introduzido o mundo fantástico que caracteriza sua obra. Em 1954 tornou-se repórter e crítico do El Espectador, e em 1955, influenciado por Calderón Hermida, um professor de literatura, escreveu seu primeiro romance, O Enterro do Diabo.



Casou-se em 1958 com Mercedes Barcha, com quem teve dois filhos. Trabalhou como correspondente internacional na Europa, e em 1961, em Nova Iorque, onde não pôde viver por muito tempo devido às críticas ao exílio de cubanos e às suas ligações com Fidel Castro.
Seus livros tiveram grande repercussão, tendo sido traduzidos para 36 idiomas, e refletiam sobre os aspectos políticos e sociais da América, em obras de ficção e não-ficção. Relato de Um Náufrago conta a história verídica de Luis Alejandro Velasco. Cem Anos de Solidão mistura realidade e fantasia na trajetória de várias gerações da família Buendía-Iguarán na cidade fictícia de Macondo, e é seu livro mais famoso.
Após o diagnóstico de um câncer linfático, publicou em 2002 sua autobiografia Viver Para Contar. Em abril de 2009, anunciou sua aposentadoria, em razão de uma "demência senil" que o impedia de continuar escrevendo. Morreu aos 87 anos em 17 de abril de 2014, em sua casa na Cidade do México, onde viveu durante anos. O câncer reincidente atacava seus pulmões, gânglios e fígado, mas a razão de sua morte foi uma pneumonia.
Sua morte teve repercussão mundial. Gabriel García Márquez havia recebido diversos prêmios incluindo o Prêmio Nobel da Literatura, em 1982, pelo conjunto de sua obra.

Obras Publicadas


A Terceira Resignação (1947)
A Outra Costela da Morte (1948)
Amargura para Três Sonâmbulos (1949)
Diálogo do Espelho (1949)
A Mulher Que Chegava às Seis (1950)
Nabo, o Negro Que Fez Esperar os Anjos (1951)
Alguém Desarruma Estas Rosas (1952)
Um Dia Depois do Sábado (1955)
O Enterro do Diabo: A Revoada (1955)
Relato de Um Náufrago (1955)
Ninguém Escreve ao Coronel (1958)*
Os Funerais da Mamãe Grande (1962)
A Má Hora: O Veneno da Madrugada (1962)
Cem Anos de Solidão (1967)*
Como Contar Um Conto (1947-1972)
A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada (1974)
Todos os Contos (1975)
O Outono do Patriarca (1975)*
O Rastro do Teu Sangue na Neve (1981)
Crônica de Uma Morte Anunciada (1982)*
O Amor nos Tempos do Cólera (1985)*
O General Em Seu Labirinto (1989)
Doze Contos Peregrinos (1992)*
Do Amor e Outros Demônios (1994)
Viver Para Contar (2002) *
Memórias de Minhas Putas Tristes (2004)*

*São suas obras mais conhecidas


Cem Anos de Solidão e O Amor Nos Tempos do Cólera são seus livros mais famosos

O Realismo Fantástico


Também chamado Realismo Mágico ou Realismo Maravilhoso, o estilo literário surgiu no início do século XX, e sua principal característica "é fundir o universo mágico à realidade, mostrando elementos irreais ou estranhos como algo habitual e corriqueiro". Além disso, é muito comum introduzir tais elementos sem explicá-los.
García Márquez seria um dos principais representantes do estilo na literatura latina e conta-se que ao ler a primeira frase do livro A Metamorfose, de Franz Kafka "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou se sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso", pensou: "Então eu posso fazer isso com meus personagens? Criar situações impossíveis?".
Outros fortes representantes do estilo na América Latina são:
  • Manuel Socrza (Peru)
  • Mario Vargas Llosa (Peru)
  • Julio Cortázar (Argentina)
  • Jorge Luiz Borges (Argentina)
  • Arturo Uslar Pietri (Venezuela)
  • Murilo Rubião (Brasil)
  • J. J. Veiga (Brasil)
  • Alejo Carpentier (Cuba)
  • Miguel Ángel Asturias (Guatemala)
  • Carlos Fuentes (México)

Frases de Gabo


"A Humanidade, como um exército em campo, avança à velocidade do mais lento."
O Amor nos Tempos do Cólera


"A descrença é mais resistente do que a fé, porque é sustentada pelos sentidos."
Do Amor e Outros Demônios


"Nunca irei apaixonar-me de novo... É como ter duas almas ao mesmo tempo."
O General no Seu Labirinto


"Para escrever, temos de estar convencidos de que somos melhores do que Cervantes; caso contrário, acabamos por ser piores do que na realidade somos."


"É a vida, mais do que a morte, que não tem limites."


"Quem não tem memória, arranja uma de papel."


"Narrar é talvez o estado humano mais parecido com a levitação."


"A vida de uma pessoa não é o que que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como o recorda."


Por: Lethycia Dias
Fonte de Pesquisa: 

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...