Confira!

Quero começar avisando que esse será o último post do blog durante os próximos dias. Estamos entrando na semana do Natal, e a semana que vem será a última do ano. Como sei que todos estarão provavelmente ocupados com comemorações de família, confraternizações e compras de presentes de última hora, então resolvi dar uma pausa por aqui, até porque, eu também mereço um descanso! Ainda não decidi se volto na semana que vem, ou só depois do Ano-Novo. Mas avisarei na fanpage do blog!


Eu nunca fui muito de fazer esse tipo de post, mas agora é por uma boa causa.
Recentemente, entrei no grupo do Facebook Liga Blogesfera, um grupo para blogueiros cuja ideia principal é incentivar a amizade e interação entre seus membros. É um grupo diferente de simples grupos de divulgação, onde cada um posta seus links e não vê os posts dos outros, onde todos querem espaço e atenção ao mesmo tempo em que ignoram os outros. No Liga Blogosfera, existem dias específicos para divulgação, e é um local onde todos podem pedir ajuda, dicas, comentários, conselhos e recomendações. Os membros do grupo são verdadeiros amigos, e estão sempre dispostos a te ajudar com todas as suas dificuldades, além de visitar seu blog e dar muito incentivo. E é justamente por isso que estou muito apaixonada por esse grupo.
Nesse grupo eu descobri algo chamado "Blogagem Coletiva", isto é, uma espécie de interação muito legal. Todos os meses, uma pessoa responsável no grupo edita o post fixo definindo os temas para os posts específicos para cada tipo de blog e canal. Só participa quem quiser, e desde que conheci a ideia, estou gostando muito!
Esse é o meu primeiro post de Blogagem Coletiva, e é por isso que estou aqui para indicar os cinco melhores livros que li este ano! E eu garanto: não foi uma escolha fácil!

5 melhores livros que li em 2015


Os livros que serão citados abaixo são todos bons de diferentes maneiras, e por isso, a ordem em que vou citá-los não faz nenhuma diferença no quanto eu gostei de cada um. Não se trata de dar nota: vou apenas listá-los! Todos os livros listados já foram resenhados no blog. Basta clicar nos links dos títulos para ler as resenhas!


Este foi o primeiro livro com o célebre personagem Sherlock Holmes que eu li. Sempre tive vontade de ler as histórias desse detetive do qual todos já ouviram falar, ou já viram referências em filmes, livros e desenhos animados. A página da Wikipédia específica para esse livro diz que ele foi a aventura mais famosa de Holmes, e que originou mais de 24 adaptações cinematográficas. Isso é algo que não se pode ignorar!
Nessa história, Holmes e Watson precisam investigar a suposta existência de um cão enorme e fantasmagórico que estaria assombrando a charneca ao redor do Solar Baskerville, uma casa imensa que pertence uma família muito rica. Os moradores da vila próxima são extremamente supersticiosos, e uma lenda antiga sobre um dos Baskerville é o que faz com que todos acreditem na existência do cão. É claro que Holmes não acredita nisso, e ele precisa proteger Henry Baskerville, o único herdeiro da casa e de toda a fortuna.
Esse livro foi uma experiência incrível para mim, e me fez desejar ler todas as obras de Conan Doyle! Sherlock Holmes é um personagem com inteligência acima do comum, com senso lógico enorme, e que está sempre observando coisas que passam despercebidas tanto para o Dr. Watson quanto para nós leitores. É sem dúvidas um detetive fantástico!


Toda a série escrita por Douglas Adams foi minha primeira experiência com ficção científica, e eu simplesmente adorei! Tudo começa no primeiro livro, "O Guia do Mochileiro das Galáxias", em que temos como personagem principal o alienígena Ford Prefect, que viajou para a Terra com o objetivo de realizar pesquisas de campo para poder escrever a nova edição do Guia do Mochileiro da Galáxias, a maior enciclopédia do universo. Ele fica muito amigo de Athur Dent, um terráqueo absolutamente comum. Toda a confusão começa quando os dois escapam ilesos da destruição do Planeta Terra, que estava no lugar onde deveria ser construída uma via expressa hiperespacial. A partir daí, os dois viverão muitas loucuras no espaço!
Toda a história é extremamente criativa e repleta de bom-humor. Você não precisa entender de ciência, astronomia ou física para poder ler e gostar, pois eu sou leiga em todos esses assuntos, e consegui adaptar bem à narrativa e toda a história! A série inteira é muito bacana e hilária!


Se não me engano, comprei esse livro de contos no Carrefour, porque estava barato, e porque eu simplesmente fiquei muito interessada! Este é um livro de contos de suspense e terror, escritos por Joe Hill. Aqui temos várias histórias diferenciadas: desde um garoto inflável como um balão, até um garoto sequestrado que recebe mensagens misteriosas através de um antigo telefone preto, passando pelo medo e tensão no conto Os Meninos de Abraham, narrado por ninguém menos que um dos filhos de Van Helsing. Todos os contos são misteriosos e repletos de momentos de tensão, alguns muito perturbadores. Eu não tinha muito conhecimento de histórias de terror, além de alguns contos de Edgar Allan Poe, lidos há muito tempo. Para mim, foi uma experiência fantástica e muito produtiva!


A primeira vez que ouvi falar de Ovelha - Memórias de um pastor gay foi no maravilhoso canal Literatortura. Ouvindo Gustavo Magnani falar de seu livro que em breve seria publicado, eu rapidamente me interessei pela leitura!
Esse livro conta a história de Eliseu, um pastor evangélico que é gay, mas que não aceita a si mesmo. Ele foi criado com muita repressão e fanatismo religioso, e por isso esconde quem realmente é. Sempre reprimiu as próprias vontades, e acabou tornando-se pastor, além de casar-se com uma mulher, apesar de gostar de homens. Ele sempre mentiu para todos, mas agora que está morrendo, começa a escrever um diário, onde conta todos os detalhes jamais revelados de sua vida.
Foi uma das leituras mais impressionantes que já fiz. Pude compreender muito bem o grande conflito entre homossexualidade, religião e preconceitos. É uma narrativa feita para quebrar tabus, e contribuiu para que eu me conscientizasse muito mais sobre o quanto é difícil o processo de autoaceitação quando se vive convive com pessoas muito conservadoras. É sem sobra de dúvidas uma história emocionante, que pode desconstruir muitas ideias erradas na nossa sociedade!


A Dança dos Dragões é o quinto livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin, que originou a série de TV Game Of Thrones. Embora toda a série tenha sido muito surpreendente para mim, esse livro foi especial. Foi nele que consegui compreender muitos grandes mistérios e questionamentos que eu tinha há muito tempo sobre vários elementos da série!
Aqui, temos a trajetória de personagens que não estavam no livro anterior: Jon, Daenerys, Tyrion, Bran, Davos, Theon, além de personagens novos. Tudo se passa paralelamente aos acontecimentos d'O Festim dos Corvos, até o momento em que uma narrativa alcança o fim da outra, a cronologia se encaixa, e a história continua.
Foi uma leitura incrível, como tudo o que Martin escreve, e me deixou muito mais do que ansiosa para ler Os Ventos de Inverno!


Esse foi o meu TOP 5 do ano de 2015, com os 5 melhores livros que eu li (até agora) neste ano. Você pode conhecer outras resenhas deste blog clicando aqui, e não deixe de acompanhar meus próximos posts.



Por: Lethycia Dias

4 Comentários

  1. Poxa, não li nenhum da sua lista, mas sou doida para ler Ovelha, O Guia do Mochileiro das Galáxias e Crônicas de Gelo e Fogo! Faz muito tempo que quero lê-los. Também amo muito a Liga Blogesfera, me sinto acolhida por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita, menina! Os tês são muito bons, e os outros que eu listei também. Tenho certeza de que você gostaria. A Liga Blogosfera é mesmo um amorzinho, né?

      Excluir
  2. Fiquei super curiosa para ler O Guia do Mochileiro das Galáxias e A dança dos dragões! Preciso ler mais, estou super preguiçosa ):
    Adoooooro a liga! De todos os outros grupos, esse é o que mais gosto! Sou super tímida mas lá me sinto a vontade. É bem como você descreveu, o pessoal conversa como amigos mesmo! Muito amor <3

    Beijocas flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler, eles são ótimos!
      Ahh, a Liga é um amorzinho. O melhor grupo que já conheci <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...