Confira!


E hoje é dia de #12mesesdePoe aqui no Loucura Por Leituras! É o primeiro desafio literário do qual participo, e eu nunca imaginei que gostaria tanto de participar de algo assim. Se você veio parar aqui no blog por acaso, saiba que o desafio consiste no seguinte: a cada mês, um conto de Edgar Allan Poe será lido, e eu prometi resenhas de todos eles aqui no blog. Não deixe de clicar aqui para mais informações.
O conto desse mês, como você deve ter notado pela imagem do post, é O coração delator, que é um dos contos mais famosos de Edgar Allan Poe, e também o mais curto do desafio. Em apenas seis páginas, a história gira em torno de um narrador-personagem não identificado, que tenta mostrar o quanto é lúcido relatando sua cautela ao praticar um assassinato.
Até agora, sete contos foram resenhados no desafio, e foram os seguintes:


Não deixe de visitar cada um deles!


Então, vamos às minhas impressões sobre o conto? Se puder, acompanhe ao vídeo, mas se não for possível, você pode ler abaixo um breve resumo da história:


Se você não pôde assistir ao vídeo, vou falar um pouco do que se trata este conto. Caso tenha assistido, não se preocupe em pular o próximo parágrafo!
O narrador-personagem não se identifica, e conta ao leitor sobre o assassinato que cometeu contra outro homem, um velho que aparentemente morava com ele. Sentindo muito ódio pelo velho (cujo nome não é revelado), o narrador visita seu quarto todas as noites, e espreita seu sono. Ele tenta dissimular suas intenções, oferecendo um bom tratamento ao velho durante o dia. Numa dessas noites, ele encontra o velho acordado, e ao ver seus olhos e ouvir os batimentos de seu coração, sente seu ódio aumentar, e o mata. Ele então esconde o corpo sob as tábuas do assoalho. A seguir, dois policiais batem à porta, dizendo terem sido chamados por um vizinho que ouviu um grito. Confiante de que não será descoberto, o narrador age naturalmente, e chega a levar os dois até o quarto em que acabou de matar um homem e esconder seu corpo. E o que acontece a partir daí, não posso lhes dizer...

É um conto que eu já conhecia desde quando li Histórias extraordinárias, e com o qual não deixei de me surpreender na segunda leitura. Voltamos ao tom macabro e perturbador das histórias de Poe, ao contrário do que percebemos no conto do mês anterior, que foi O escaravelho de ouro. Eu gostei muito do que li!

Ainda restam quatro meses do desafio, e os próximos contos serão os seguintes:
O caixão quadrangular
Berenice
Ligéia
O retrato oval
Então, lembre-se de ficar de olho aqui no blog, para não perder as minhas próximas resenhas!

E se você teve vontade de ler O coração delator, eu conheço duas coletâneas de contos do Poe onde você pode encontrá-lo. Para te ajudar, já estou deixando links para compra abaixo:


E então, o que você achou desse post? Tem mais vontade de conhecer as histórias macabras de Edgar Allan Poe? Então não deixe de comentar abaixo!

Por: Lethycia Dias

6 Comentários

  1. Bem interessante o projeto, ainda não tinha ouvido falar. rs Vou lá ver o vídeo!

    belezaculta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu também já havia lido esse conto antes, mas isso não estragou a minha releitura. Adorei cada minuto! São esses tipos de contos que me fazem ficar fascinada pelo Poe, esse tipo de narrativa, essas palavras. Estou ficando cada vez mais encantada com esse projeto. Foi uma ideia maravilhosa da Anna.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que não conhecia o Poe muito bem antes do desafio. Só tinha lido um ou outro conto, e também O Corvo, e conhecia a fama dele. Então podemos dizer que eu era meio poser! kkk
      Mas o desafio tem me proporcionado uma ótima chance de conhecê-lo, além de trocar experiências de leitura com outras pessoas, o que é muito bom.

      Excluir
  3. Eu leio muito Poe na faculdade e além dos contos as críticas literárias dele - essas não são tão legais heheh. Gostei da sua análise, queria ter descoberto esse desafio antes para poder participar também, leio tantos já hehehe. Esse eu acho que ainda não li. Estou de olho numa edição de O Corvo ilustrada heheheh não sei se você já viu, é de morrer!
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samira! É uma pena você não ter conhecido o desafio a tempo... Mas pode procurar pelo grupo e pela comunidade no Facebook, ainda pode ler os contos que restam.
      Eu acho que gostaria de ler as críticas literárias dele, mas não sei se tenho bagagem para isso. O único texto de crítica literária que já li foi um da Virginia Woolg, que vinha como anexo no livro "A marca na parede e outros contos", e eu não entendi muita coisa! kkkk
      Olha, não conheço essa edição de O Corvo. Mas pelo que você falou, já me parece muito atrativa!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...