Confira!



E hoje é dia de mais um post com Dicas de Português e Escrita! Essa é a coluna na qual eu compartilho com você alguns conhecimentos sobre o nosso idioma e também sobre a prática da escrita. Eu gostaria de manter a coluna com mais frequência, mas nem sempre consigo. Porém, saiba que esses posts são baseados em pesquisas. Não deixem de conferir as referências bibliográficas no final!
Então, vamos ao assunto do nosso post?

Os Jogos Olímpicos de 2016 foram encerrados oficialmente na noite do dia 21 de agosto, mas isso não significa que se acabou o megaevento realizado no Brasil. Os Jogos Paralímpicos de 2016 devem acontecer entre os dias 7 e 18 de setembro, e nele devem competir mais de 4 mil atletas com deficiência física e intelectual. Os atletas brasileiros são 285: 185 homens e 100 mulheres.
Você com certeza já deve ter reparado em alguma coisa diferente nesse post, seja no título, na imagem, ou mesmo no parágrafo anterior. Senão, nem estaria aqui, não é mesmo? Você deve ter percebido, não apenas nesse post, mas também em notícias e textos recentes divulgados na mídia, que todos estão escrevendo e falando "Paraolimpíadas" ou "Jogos Paralímpicos" de maneira diferente, sem a letra O.
Já parou para pensar qual o motivo disso? Eu fiquei me questionando, decidi pesquisar, e foi assim que esse post nasceu! Portanto, se você também tem essa dúvida, continue lendo para saber mais!


Apesar de ter chamado atenção apenas agora, quando os veículos de comunicação brasileiros estão voltados para o evento realizado aqui, essa mudança aconteceu há vários anos. No ano de 2011, foi divulgada a logomarca oficial dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. Foi então que se consolidou a mudança: no momento do anúncio, a letra O havia sido retirada. Mas por quê?

Logomarca oficial dos Jogos Paralímpicos de 2016.
Fonte: Reprodução. Wikipédia.

Isso aconteceu devido a um pedido do Comitê Paralímpico Internacional. Acontece que desde a criação dos Jogos Paralímpicos, os outros sete países que têm o Português como língua oficial (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e também o Timor Leste) já usavam essa forma na escrita e na pronúncia. A intenção foi de igualar o uso do nome.

Outra curiosidade que eu descobri foi em relação à origem deste nome. Existem duas explicações para ele. A primeira diz respeito à junção das palavras paraplegia e Olimpíada, pelo processo de contração. A segunda retoma a origem grega dos Jogos Olímpicos. Segundo ela, teria sido acrescentada à palavra Olimpíadas a preposição pará (do grego, que significa "junto a" ou "ao lado de"). O objetivo seria referir-se a uma competição que acontece de forma paralela às Olimpíadas.
Atualmente, a segunda explicação é considerada a oficial, e é a mais difundida formalmente. Mas ainda há divergências sobre qual delas estaria correta. E você, o que acha?

E para finalizar esse post, apenas mais uma informação: Os Jogos Paralímpicos de 2016 são oficialmente a décima quinta Paralimpíada. As Paralimpíadas foram realizadas pela primeira vez no ano de 1960, em Roma, na Itália. Foram criados após uma uma competição esportiva para atletas com deficiência que se realizou anos antes em Stoke Mandeville, na Inglaterra, cujo objetivo era reabilitar militares feridos na Segunda Guerra.
E aí, gostou das informações desse post? Você imaginava tudo isso? Já sabia qual era o motivo da mudança no nome do evento? Espero ter esclarecido suas dúvidas! Não deixe comentar abaixo, dizendo o que achou desse post ou fazendo sugestões para futuras postagens.

Por: Lethycia Dias

Referências Bibliográficas:
FRANZIN, Adriana. Você sabe por que o nome "Paraolimpíadas" mudou para "paralimpíadas"?. EBC, 24 de agosto de 2012. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2012/08/voce-sabe-por-que-o-nome-paraolimpiadas-mudou-para-paralimpiadas>. Acesso em: 27 de agosto de 2016.
G1 SÃO PAULO. Entenda por que "Paraolimpíadas" agora se chamam "Paralimpíadas". G1, 28 de agosto de 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/08/entenda-por-que-paraolimpiadas-passaram-se-chamar-paralimpiadas.html>. Acesso em: 27 de agosto de 2016.
IG SÃO PAULO. Rio 2016: 11 curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos. IG, 25 de agosto de 2016. Disponível em: <http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-25/rio-2016-11-curiosidades-sobre-os-jogos-paralimpicos.html>. Acesso em: 27 de agosto de 2016.
Jogos Paraolímpicos. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 de agosto de 2016.
Jogos Paralímpicos de Verão 2016. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paral%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016>. Acesso em: 27 de agosto de 2016.

6 Comentários

  1. Eita, post maravilhoso. Não sabia o motivo. Arrasou :)
    bjssss

    www.3dimensoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karlyson! Eu fiquei curiosa com isso quando percebi que tava todo mundo falando diferente nos jornais, então decidi pesquisar. Fico feliz que tenha gostado! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...