Confira!

"Catarina tem vinte e três anos e um blog em ascensão. Com isso, vive sua vida perfeita através das redes sociais. Viaja frequentemente para São Paulo em eventos, passa o dia abrindo recebidos e gravando com youtuber's famosos. Mas sua vida real por trás dessa imagem é uma verdadeira bagunça. Com um crush lixo e um crush tudo à sua volta, sempre faz as piores escolhas e precisa da ajuda de seus amigos excêntricos. Como toda garota, passou por diversos problemas durante a adolescência e sente isso refletir nela até hoje. Com a necessidade de morar em São Paulo se vê muito sozinha até que decide comprar uma penteadeira em um antiquário. Essa penteadeira trazia uma folha de um diário velho com uma história de amor muito mal resolvida. Com sua teimosia característica, Nina resolve descobrir quem são os personagens dessa história e mais uma vez se esquece de sua própria vida."

Autora: Carolina Ruedas
Gênero: Literatura brasileira
Número de páginas: 184
Informações adicionais: Obra cedida pela autora em formato digital.


Uma bagunça muito divertida


Fiquei sabendo pela primeira vez sobre o livro Conectada quando a autora, Ana Carolina Ruedas, fez um post no grupo Liga Blogesfera, do qual participo, anunciando que em breve seu livro estaria pronto, e que ela procurava por blogueiros(as) para resenhá-lo. Assim que li a sinopse, achei muito interessante a ideia de um livro que desmistificasse um pouco a "vida de blogueira", e me cadastrei para poder receber o livro. E no mês passando, a autora voltou a entrar em contato comigo e me deu acesso a uma conta no Kindle da Amazon, para que eu pudesse ler sua obra. Acabei enrolando um pouco, mas na tarde da última terça decidi levar a sério essa leitura, e li o livro todo em cerca de 15 horas, contando com os intervalos.
Conectada é o primeiro livro de uma série cuja continuação ainda não foi lançada, e é a história de Catarina Albuquerque, uma garota de vinte e três anos, moradora de uma cidade próxima a Campinas (SP), formada em Direito e vivendo a loucura de ter de se adaptar a uma fama crescente. Ela criou o blog durante a faculdade, como válvula de escape para um relacionamento que lhe fazia mal, e quando estava perto de se formar, começou a fazer sucesso na internet. Agora, ela tem um monte de seguidores, está começando a ganhar dinheiro e de vez em quando é reconhecida na rua; ela começa a frequentar eventos voltados para a alta sociedade paulista, e faz um número cada vez maior de contatos com outras pessoas que trabalham na internet; e seu amigo Hugo é seu produtor e a ajuda em tudo que diz respeito à produção de conteúdo que ela mal consegue equilibrar com os acontecimentos malucos do seu dia-a-dia.
Digo que ela não consegue equilibrar bem o blog porque sua vida pessoal é, como diz a sinopse, uma verdadeira bagunça. Ela terminou um relacionamento com Tomás, que estudou na mesma universidade com ela, mas os dois vivem às idas de vindas, e ela sempre acaba saindo machucada com isso. Ela nem sempre sabe lidar com suas emoções, e muitas vezes prefere ficar trancada no quarto assistindo a alguma série ou se arrumar para ir a uma festa, ao invés de cuidar do blog, do canal e das redes sociais lotadas de fãs. Ela é um pouco mimada não gosta muito de ouvir verdades, e ao mesmo tempo em que se sente tímida com o reconhecimento público, quer ganhar mais visibilidade em seu trabalho virtual.

"O importante era que ela precisava manter a calma.
Precisava tomar cuidado com essa mania que tinha de atropelar todos os sentimentos.
De criar expectativas mirabolantes depois de apenas uma noite.
De inventar pessoas que não existem na sua cabeça
e depois se dar conta que se apaixonou por uma ideia."

A estrutura do livro é muito simples: a história está dividida capítulos de tamanhos variados, e a linguagem é simples e moderna. Com isso, quero dizer que pessoas de todas as idades podem compreender a leitura, mas como é um livro voltado para o público jovem, e cuja história tem muita relação com a internet e as redes sociais, estão presentes ao longo do texto várias expressões típicas dos ambientes virtuais como Twitter e Facebook. Os personagens também falam uns com os outros usando expressões características, que tornam os diálogos divertidos e muito modernos.
Além de toda a diversão proporcionada pela juventude e excentricidade dos personagens, o livro também traz alguns temas sérios que não são o assunto principal da história, mas que são abordados de forma significativa: os relacionamentos abusivos, os distúrbios alimentares, o bullying, a divulgação de fotos íntimas e problemas da vida moderna como insônia, excesso de dores de cabeça e insatisfação. Entre eles, creio que o mais visível e constante na história seja o relacionamento abusivo.
Embora eu tenha me divertido bastante e gostado tanto dos personagens quanto do enredo e da história secundária que se desenrola no final, me incomodei com os erros de pontuação e escrita presentes no texto. Falta de vírgulas, de acentos e alguns frases um pouco estranhas dificultaram minha leitura, e isso me desagradou um pouco. Porém, não foi algo ruim o suficiente para que eu mudasse minha opinião sobre o livro: é uma história muito bacana!
A forma como Carolina Ruedas adaptou o cenário, usando até mesmo print's de conversas no WhatsApp entre os personagens; e também a descoberta que proporciona para o leitor no fim dessa história foi muito bem-humorada, inteligente, bonita e cativante. O final me surpreendeu, e deixa um pequeno gancho para o próximo livro da série.
A leitura, feita pelo aplicativo Kindle no meu celular, não foi nem um pouco difícil, apesar da minha dificuldade com livros digitais. Eu contei um pouco sobre isso na resenha em vídeo do livro, disponível no vídeo abaixo. A partir dos 8 min e 50 s, você pode conferir meus comentários sobre essa adaptação.





Também me surpreendi pelo fato de estar lendo um livro escrito por uma youtuber/blogueira. No post sobre livros que não costumo ou que evito ler, eu havia dito a vocês que nunca tive interesse em nenhum desses livros escritos por quem trabalha na internet. E aqui estou eu hoje, resenhando um! Foi uma experiência nova e muito positiva.
Recomendo o livro para pessoas jovens, que gostam de histórias com jovens adultos, que desejam uma leitura leve e divertida, e, é claro, que se interessam pelo universo de blogs e canais no qual Catarina vive.

Aspectos positivos: demonstra que nem sempre a vida que mostramos nas redes sociais é verdadeira; desmistifica um pouco a ideia estereotipada que temos sobre blogueiros e youtuber's; tem o ambiente muito bem adaptado à vida moderna e sempre conectada que a protagonista leva; os personagens são carismáticos e divertidos; a linguagem é simples e também adaptada à modernidade; faz um alerta sobre assuntos sérios como relacionamento abusivo, distúrbios alimentares e bullying.
Aspecto negativo: ao longo do texto, encontram-se muitos erros de pontuação, ortografia e frases um pouco confusas, o que pode dificultar a leitura ou incomodar o leitor.

Avaliação geral:


Atualização: Eu tinha esquecido de avisar, mas você pode adquirir o e-book pela Amazon, clicando aqui. Atualmente, está custando R$ 10,00, mas você também pode baixar de graça, caso tenha cadastro no Kindle Unlimited.

Por: Lethycia Dias

4 Comentários

  1. Eu também achei um livro super divertido, mas acho que poderia ter se aprofundado mais nesses temas mais pesados. Minha resenha não chega nem aos pés da sua. Ela será publicada sexta feira mas já estou com vergonha depois de ter lido essa resenha maravilhosa que você fez!
    Eu não tinha me tocado que esse livro fazia parte de uma série... Agora já quero saber como Catarina vai resolver seus inúmeros problemas hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que isso, Lívia! Eu adoro as suas resenhas! Já to ansiosa pra ler a sua, porque só de ver seu comentário aqui, já percebi que você encarou as coisas de outra forma, e apesar de também ter gostado do livro, viu coisas que eu não vi. Suas resenhas são sempre ótimas, não se preocupe!
      Pensando agora, o final não deixa muito claro que vai ter continuação. Eu só lembrei que era uma série porque procurei os posts da Carolina anunciando a publicação do livro, e afirmando que haveria outras histórias. Mas espero que na continuação a Catarina consiga se acertar com o Theo (porque gostei muito dos dois juntos) ou pelo menos ficar com alguém que dê certo!

      Excluir
  2. Fiquei super curiosa para ler esse livro! Tenho experiências estranhas com algumas pessoas que fazem a blogueira simpática, divertida para conseguir sua atenção. Mas, sabe quando você sente que a pessoa não parece que gosta de você? Assim, que eu sinto com uma blogueira que ficou "famosa." Por isso, me despertou curiosidade para saber se minha desconfiança é certa! hehehhehe Beijooos e adorei sua resenha..
    www.helenrosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo muito bem isso, Helen. Já fiz um formulário no Google com algumas perguntas para saber o que as pessoas pensam sobre blogueiros e youtuber's, e muitas pessoas criticaram o fato de que alguns parecem mudar completamente de personalidade quando ficam famosos; várias das respostas que li diziam que eles deveriam tentar ser eles mesmos nos vídeos e posts, e tentar ser mais humildes. Me identifiquei muito com as respostas que li nesse formulário, e também com seu comentário, porque já tive essa impressão sobre algumas pessoas que vejo de vez em quando o YouTube.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, e seja bem-vinda ao blog.
      Um grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...