Confira!

Meus livros comprados na Estante Virtual

Olá para você que é louco(a) por leituras! O post de hoje é sobre um assunto que eu tinha vontade de falar há muito tempo, que é a Estante Virtual. Vou falar sobre como conheci esse site e sobre as experiências que já tive comprando livros por lá.
Caso você não saiba, a Estante Virtual é um site que reúne livreiros do país inteiro, que optaram pela internet como forma que alcançar um público maior. O site em si não é responsável pelas compras e vendas ou pelos produtos. O que a Estante Virtual faz é servir de mediadora entre livreiros e leitores. Dessa forma, você, que procura por um determinado livro, recorre ao site e encontra a loja do fulano, que procura por um comprador para seus produtos.

É possível comprar tanto livros usados como livros novos. A pesquisa pode ser realizada pelo título do livro ou nome do autor, ou ainda buscar os sebos e livrarias da sua cidade. Ao buscar um livro, você pode optar por determinada faixa de preço, filtrar os resultados entre livros novos ou usados, e até buscar os estabelecimentos que oferecem frete grátis. Confira na imagem abaixo:

Minha experiência com livros da Estante Virtual
Print retirado da página de resultados para "Dom Casmurro".

Dica: Antes de comprar um livro, é sempre bom conferir tudo, clicando sobre as informações do livro. Na página que será aberta a seguir, é possível ter mais detalhes sobre o produto.

Print retirado da página de descrição do livro "Dom Casmurro".

É sempre importante olhar os detalhes. Nem sempre a capa do livro que está sendo vendido corresponderá à imagem que aparecerá na página de pesquisa. Ao verificar melhor as informações, você saberá qual a edição que está sendo vendida e em que condições de uso o livro está. A classificação seminovo/usado pode ser muito vaga, e ao acessar os detalhes, é possível saber se o livro está amarelado, se contém rabiscos, entre outros fatores.

Minha experiência


Introdução à análise da imagem, de Martine JolyConheci a Estante Virtual por meio de vídeos da Tatiana Feltrin, pois ela menciona, ocasionalmente, ter comprado livros pelo site. Mas minha primeira compra aconteceu algum tempo depois de eu ter ouvido falar. Eu precisava adquirir o livro Introdução à análise da imagem, de Martine Joly, para a disciplina Teorias da imagem, na faculdade. O livro seria estudado durante todo o semestre, o que dificultava o uso de uma edição da biblioteca. A famosa xerox, maior inimiga dos universitários, estava custando caro. Então resolvi recorrer à Estante Virtual. Contando com o frete, o livro custou R$ 28,33. Acredito que a compra valeu a pena, pois posso voltar a precisar do livro durante a faculdade.

Pagamento e entrega:
Paguei a compra por boleto, mas o site também aceita cartões de crédito e pagamentos via Paypal. As entregas são feitas pelos Correios, e levam cerca de sete dias desde a postagem. Pelo site, é possível acompanhar esse processo. Alguns dos livreiros mandam e-mail ao comprador avisando sobre a postagem e a previsão da entrega.

O livro chegou embrulhado em um envelope, e estava praticamente novo. Como eu gostei da experiência, continuei comprando outros livros nos meses seguintes. Seguem abaixo os títulos e seus respectivos preços (com valor do frete incluso):

Introdução à análise da imagem - Martine Joly por R$28,33
Conto de Natal - Charles Dickens por R$ 8,90
O fantasma de Luís Buñuel - Maria José Silveira por R$ 14,80
Orlando - Virginia Woolf por R$ 15,62
A Casa dos Espíritos - Isabel Allende por R$ 15,75
Essa História Está Diferente - Ronaldo Bressane por R$ 16,40
O Amante de Lady Chatterley - David Hebert Lawrence por R$ 11,85
Doze Contos Peregrinos - Gabriel García Márquez por R$ 17,58
O Grande Mentecapto - Fernando Sabino por R$ 13,01
Antologia de Antologias por R$ 17,58
São Bernardo - Graciliano Ramos por R$ 12,64
Sombra Severa - Raimundo Carreiro por R$ 12,47
Notícia de Um Sequestro - Gabriel García Márquez por R$ 13,15
A Arte de Escrever - Schopenhauer por R$ 19,30

Essas compras foram feitas ao longo de todo o ano passado. Alguns desses livros costumam ter preços altos em livrarias convencionais; outros são um tanto difíceis de encontrar; outros, ainda, foram propositalmente comprados em edições antigas, com capa dura e folhas amareladas.

Livros comprados na Estante Virtual
Quase todos os livros que comprei pela Estante Virtual, exceto "A Casa dos Espíritos", "Orlando" e "Sombra Severa".

Estado de conservação dos livros:


Com alguns dos livros que comprei, tive grandes surpresas. Exemplos disso são O fantasma de Luís Buñuel, Essa História Está Diferente e A Casa dos Espíritos. Os três livros eram descritos como seminovo/usado, e quando abri os pacotes em casa, acabei me deparando com livros praticamente novos. Apenas um pequeno amasso na capa de O fantasma de Luís Buñuel denunciava o uso anterior.

Repare nas páginas ainda brancas.

Outros livros, como Conto de Natal, O Amante de Lady Chatterley e A Arte de Escrever vieram bastante desgastados, porém sempre correspondendo à descrição apresentada no site.

Esses estão bastante desgastados. O de baixo, "O amante de Lady Chatterley", é uma edição de 1972.

Porém, passei por uma decepção com a compra do livro São Bernardo. A descrição apontava a existência de cortes, rabiscos e marcas de uso, conforme o print abaixo. Porém, quando abri meu pacote, tive uma surpresa...

Descrição do livro "São Bernardo", comprado na Estante Virtual.

O livro veio com cortes retangulares na capa, em areas onde geralmente são localizados selos de doação do Programa Nacional Biblioteca da Escola. As primeiras páginas contém rabiscos de canetinha cobrindo uma área de formato mais ou menos circular, provavelmente feitos com a intenção de ocultar marcas de carimbo. Ou seja: o livro pode ter sido roubado da biblioteca de uma escola pública.



Fiquei muito decepcionada com isso quando percebi. Se fosse qualquer outro tipo de corte ou rabisco, eu nem me importaria. Mas imaginar que esse livro foi tirado da biblioteca de uma escola e que os alunos de lá foram impossibilitados de ler São Bernardo, porque alguém decidiu vender o livro em um sebo, que depois revendeu, me deixou muito triste. Eu, que li muitos livros na biblioteca da escola quando não podia comprar meus próprios livros, fiquei arrasada. Por isso, eu ainda não li e nem vou ler essa edição. Ontem eu doei o livro para a biblioteca Cora Coralina em Goiânia, junto com outros títulos. Depois comprarei outro.

Apesar dessa pequena decepção, eu não deixei de comprar livros pela Estante Virtual, tanto é que comprei mais alguns depois de São Bernardo. O livreiro informou que o livro tinha marcas, e eu é que corri o risco ao comprar. Só não vou voltar a comprar do mesmo vendedor, que eu considero desonesto por ter adquirido e revendido um livro cuja venda é proibida.
Essa foi a única situação chata que passei. Como todas as outros compras que fiz foram boas e tiveram entregas feitas em tempo normal, com o produto correto, eu continuo considerando uma ótima opção.

Comprar usado ou novo?


Como eu falei no início desse post, é possível encontrar tanto livros novos como usados pela Estante Virtual. E eu afirmo que a Estante Virtual é um site para quem gosta de usados. Ou pelo menos, para quem não se importa que o livro tenha pertencido a outra pessoa. Vou enumerar os meus motivos para dizer isso:

1- Livros lançados recentemente são vendidos novos: É muito difícil encontrar livros lançados até três anos atrás que já sejam usados. Então, eles geralmente são vendidos novos. Se você está procurando por uma edição já usada com a esperança de ver um preço menor, não vai dar certo. Ainda mais por causa do próximo motivo:
2- Livros novos vendidos em sebos custam caro: Você pode fazer a comparação entre o sebo da sua cidade e o site de uma grande livraria. As maiores livrarias têm a capacidade de comprar livros em grande quantidade direto com as editoras, recebendo descontos, e podendo, portanto, oferecer preços menores para vender mais. Sebos não podem fazer isso. Portanto, é normal que os livros novos custem bem caro. Para mim, não vale a pena. E você ainda vai pagar pelo frete, que nos Correios é calculado de acordo com o peso, logo... o preço vai ficar salgado. Talvez seja melhor comprar em outro site.
3- Livros usados são livros usados: Não sei se você já entrou em algum sebo e folheou os livros. Alguns estão encapados com papel contact; outros têm o nome do antigo dono escrito por dentro; outros têm dedicatória e até autógrafo, porque um dia foram dados de presente; alguns têm páginas amassadas, amareladas, desgastadas, manchadas; eles têm cheiro de livro velho. Entendeu? Em alguns casos, não tem como "disfarçar" que o livro é usado. Sei que muita gente não gosta de nada disso, então para essas pessoas talvez seja melhor não arriscar. Eu sou apaixonada por sebos e por livros antigos, então realmente não me importo, e sei que os três livros com aparência de novos que recebi foram um grande achado.

Conclusão


A Estante Virtual é um bom site para quem gosta de livros usados e antigos, para quem procura por livros raros também para universitários. É válido lembrar que eu só experimentei o site porque tinha que ler um livro para a faculdade. O site tem uma seção só para livros técnicos e profissionais, o que eu acredito que deve facilitar muito a busca.
Eu não considero vantajosa a compra de livros novos em sebos, então volto a afirmar que para quem procura por livros novos é melhor recorrer a sites convencionais, como Submarino ou a Amazon.

Então, é isso. Consegui falar um pouquinho sobre a minha experiência e mostrar alguns dos livros usados que comprei durante o ano passado - fora os que comprei em sebos de Goiânia! E você, o que achou desse post? Já conhecia o site e tinha medo de usar? Gosta de livros usados? Já fez compras por lá? Já teve alguma experiência negativa? Conta pra mim nos comentários!

Por: Lethycia Dias

2 Comentários

  1. Adorei o post, super completo e bem explicado. Já comprei no Estante Virtual e nunca tive problemas, costumo comprar lá livros esgotados nas editoras e raros. Uma pena o que aconteceu com o seu, infelizmente tem cara de ter sido roubado mesmo :(

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainan!
      É como eu disse, eu corri o risco e acabei me decepcionando com o que vi. Mas quanto aos outros livros que comprei, não tenho nenhuma reclamação! Gosto muito de lá, e só não continuo comprando porque agora nesse ano vou ter que reduzir as compras pra poder economizar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...