Confira!


Se na sua cidade existem sebos, e você não se importa de comprar livros usados, então você certeza já deve ter entrado em um! Estou falando daquelas livrarias que, além de livros novos, também vendem, compram e trocam livros usados; as mais tradicionais costumam fazer o mesmo também com discos e filmes.
Para fazer o dinheiro render em um sebo, é preciso uma coisa: experiência! Eu digo isso porque antigamente entrava no Armazém do Livro, um sebo muito lindinho no centro de Goiânia, e ficava doida com tantos livros. Várias vezes, comprei nesse sebo livros que com certeza teria encontrado a preços muito menores nos sites das grandes livrarias, ou mesmo na Estante Virtual.
E depois de tanto tempo frequentando esses lugares, e até me decepcionando um pouquinho na hora de tentar vender ou trocar livros que eu não queria mais, aprendi muita coisa! E é por isso que vim aqui dar essa dica.
Seguem abaixo alguns passos que você pode seguir:

1- Conheça o lugar: Sabe quando a sua mãe diz "Eu não gosto de comprar naquele mercado, é muito careiro!", e ao invés disso, ela vai comprar frutas e verduras na feira? Pois é. Se a sua mãe diz isso, é porque ela conhece tanto o mercado quanto a feira, e sabe qual dos dois lugares oferece mais vantagens. Não é questão de ser pão dura, é porque a diferença de preços pode ser muito grande! Então tente fazer o mesmo com os sebos da sua cidade. É legal você saber se o atendimento é bom, se o local costuma vender livros do seu interesse, e é claro, se os preços te agradam. Isso vai fazer toda a diferença nas suas próximas compras!

2- Pense duas vezes antes de comprar livros novos: Existem sebos que só trabalham com usados, mas alguns vendem também livros novos, e é muito bom você ficar de olho nisso. Eu já comprei livros novos em sebos da minha cidade, e depois acabei me arrependendo, pois esses lugares costumam vender o livro novo bem mais caro do que as grandes livrarias, como a Saraiva, a Cultura, a Leitura e a Fnac. Vou contar abaixo duas experiências que tive.

  • Precisei comprar para a faculdade o livro Introdução à análise da imagem, de Martine Joly. Como uma amiga minha começou a trabalhar em uma livraria e vai receber comissão pelas vendas, decidi perguntar para ela sobre o livro que eu precisava. Dias depois, ela respondeu minha mensagem dizendo que eu teria que encomendar o livro (novo), e que custaria quase noventa reais. Eu falei para ela era muito caro, e que preferia baixar uma edição em pdf, ou pegar emprestado na biblioteca da faculdade, e ela me aconselhou a fazer isso mesmo, pois o preço era muito alto, e ela só poderia me dar 10% de desconto.  Decidi continuar pesquisando, e pela Estante Virtual comprei o livro na mesma edição que a minha professora da faculdade possui, por apenas R$ 28,00. Ele já chegou, e nem parece usado! Está mais para semi-novo. Saí na vantagem, não foi?
  • Estou com muita vontade de ler Toda luz que não podemos ver. Numa ida aos sebos do centro de Goiânia, perguntei por ele no Armazém do Livro, e eles só tinham um exemplar, a R$ 40,00, que estava um pouco amassado e manchado (mas a vendedora jurava que era novo). Pesquisei pelo Buscapé, e encontrei pelo preço de R$ 24,00 na Saraiva.
É possível que você encontrei livros novos baratos, talvez se for algum daqueles clássicos da literatura brasileira (que os sebos sempre têm em grande quantidade), ou se for algum best-seller do momento, como os livros do Nicholas Sparks ou do John Green. Mas lembre-se: é preciso procurar!

3- Tenha paciência: Se você vai a uma loja dessas procurando por algo específico, corre o riso de não encontrar o que quer, ou de encontrar por um preço muito alto. Mas se tiver um pouco de paciência, pode olhar as prateleiras, procurando por algo mais interessante. É possível que você se encante com algum exemplar antigo e bonito, provavelmente de capa dura, que não se encontra mais em lojas convencionais. Então, não tenha pressa, saiba procurar, e não segure a curiosidade!

4- Saiba reconhecer um bom preço: Se o que você mais quer é economizar, precisa ficar esperto. As dicas que eu dei antes com certeza podem te ajudar com isso, mas outros fatores também podem ajudar. A paciência talvez seja o mais importante. No fim do ano passado, percorrendo os sebos do centro de Goiânia, acabei voltando para casa completamente satisfeita comigo. Sabe por quê? Porque depois de passar por várias lojas, acabei entrando em uma onde eu sabia que posso realmente encontrar preços baixos. E comprei 4 livros por R$ 50,00, sendo de capa dura, em edições antigas. Os livros eram esses aqui:

Gabriela, Cravo e Canela; Terras do Sem Fim; O Resto É Silêncio; Olhai os Lírios do Campo.

Gabriela, Cravo e Canela; Terras do Sem Fim; O Resto É Silêncio; Olhai os Lírios do Campo.
Bom, esse foi mais um post de dicas e comentários. Eu gosto de comprar tanto em sebos quanto em livrarias convencionais, apenas procuro por aquilo que pode ser mais vantajoso para mim, e tenho certeza de que outras pessoas gostam de fazer o mesmo. E você, tem alguma dica especial? Compartilha comigo!

Por: Lethycia Dias

4 Comentários

  1. Oi :) Tudo bem? Estava vasculhando a lista de blogs da Liga e fiquei com vontade de visitar o seu porque amo livros e resenhas ;)
    Adorei o seu blog e estou seguindo. Também curti a página no face :)
    Eu adoro visitar e conhecer sebos. Aqui na minha cidade tem vários e com paciência consigo boas comprinhas :)


    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hida! A lista de blogs da Liga realmente dá uma vontadezinha de sair visitando todos! Agradeço pela visita e pelos elogios, vou retribuir! ;)

      Excluir
  2. Olá! Eu estou conhecendo seu blog e gostei muito, um espaço muito fófis! Estou seguindo!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço pela visita, pelo comentário e pelos elogios. Sinta-se bem-vinda!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...