Confira!


Olá, leitor! E então, sua estante anda ficando cheia e bagunçada? Você já se cansou da forma que seus livros estão distribuídos nas prateleiras? Então, o post de hoje é para você!
Hoje, vou mostrar aqui alguns jeitos muito legais de organizar os livros nas prateleiras, incluindo aquele que eu uso atualmente. Você com certeza vai se identificar com algum deles, e vai se sentir motivado(a) a mudar sua organização.

Seis formas de organizar a estante


1- Pela ordem de tamanho: Essa é a forma que eu uso, desde quando comecei a notar que meus poucos livros estavam aumentando. Eu comecei a organizá-los da forma que me parecia ser a mais agradável esteticamente. Por isso, fui reparando muito bem no tamanho de cada um dos livros, até saber como ajeitá-los direitinho. Eu mantenho essa organização há mais ou menos 4 anos. Eis aqui uma parte da minha estante.

Minha estante. Prateleira 2.

Fica bonito? Eu prefiro quando consigo distribuir os livros de forma que as cores das lombadas fiquem bem dispersas.

2- Pela ordem alfabética: Creio que esse jeito seja útil só para quem possui um acervo muito grande, ou para quem precisa facilitar as coisas para que pessoas desconhecidas busquem títulos na estante. É por isso que bibliotecas e livrarias recorrem a esse método. Nas prateleiras, existem até etiquetas marcando cada letra do alfabeto, e dentro de cada letra, os livros podem estar ordenados, por exemplo, pelo sobrenome do autor, o que é bem comum.

3- Por gênero: Novamente, é útil se você tem muitos livros. Você pode agrupar todos os romances, todas fantasias, todos que sejam de poesia, etc. Mas se quiser aproveitar bem o seu espaço disponível, vai precisar criar algum recurso para poder separar gêneros diferentes numa mesma prateleiras. Usar etiquetas, por exemplo.

4- Por editora: Funciona mais ou menos como a organização por gênero. Você pode separar em um canto os da Intrínseca, em outro os da Rocco, em outro os da Galera Record. Mas isso pode acabar gerando um aproveitamento ruim do espaço.

5- Pela cor da lombada: Acho que é a maneira mais bonita de todas, mas só funciona se você tiver muitos livros. A ideia é agrupar os livros de acordo com a cor de suas lombadas, seguindo determinada ordem. Primeiro, todos os livros pretos, depois os azuis, os roxos, os rosados, os vermelhos, alaranjados, amarelados, etc. Não sei bem se essa é a ordem certa, mas o que quero dizer é que essa organização acaba formando um arco-íris bem bonito. Mas creio que dê certo trabalho fazer a diferenciação dos vários tons de cores.


Não é lindo?

6- Por autor: Acho que essa forma só vai servir se você for um colecionador. Se você gostar mito de determinados autores, e tiver muitos livros de cada um deles. Então pode deixar juntos todos os seus livros do Nicholas Sparks, por exemplo.

Acho que essas são todas as formas de organização que conheço, e digo que a ordem de tamanho e a cor das lombadas são minhas preferidas. Como você prefere?

Por: Lethycia Dias

8 Comentários

  1. Oi, Lethycia!
    Eu organizo meus livros por tamanho, já que o espaço na minha prateleira não são iguais.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! É assim mesmo que eu faço, acho que é o jeito mais fácil e que aproveita melhor o espaço.

      Excluir
  2. Acho que o que me deu mais certo até hoje foi a ordem alfabética mesmo. Não fica tão bonito, mas é funcional. Sempre me enrolo na hora de guardar. Minha estante é estreita e tem poucas prateleiras, então elas estão praticamente preenchidas. Da última vez separei por gêneros, mas a parte de fantasia ficou lotada, e também precisei separar alguns autores, o que me deixa maluca. Então lógico que não ficou bem separada. Eu gostava de deixar todas as séries na prateleira superior, mais ou menos por ordem de tamanho e o resto em ordem alfabética, mas não fica bonito. Por editora+tamanho não é nada funcional. Seria bom se minha estante fosse maior, mas ocorre também de separar autores. Como tenho uma quantidade razoavelmente grande de livros a ordem de tamanho me atrapalharia... Ainda não defini a melhor ordem, embora a atual seja a mais bonita. Mas quando achar uma que fique maravilhosa e funcional passo para contar. Ah, fica muito bonito intercalar uns livros na horizontal, fazendo pilhas e colocando objetos decorativos em cima.
    Ps: faz bookshelf tour, sua estante vem crescendo bastante desde que comecei a acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia. Mas que confusão, hein! Enquanto fazia esse post, eu me lembrei mesmo de algo que você já tinha falado sobre sua estante, acho que era sobre a organização por editora.
      Eu prometo que farei um, assim que terminar de fazer minha estante artesanal. Comecei há alguns meses, mas venho enrolando demais.

      Excluir
  3. Não creio que está fazendo uma!!! Nossa, posta o DIY!! Estantes artesanais são tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer sim. Só falta deixar de ser tão enrolada, e pedir ajuda pra alguém me filmar. kkkkk

      Excluir
    2. Não sei o que aconteceu, mas vou comentar aki.
      Eu gosto de organizar na seguinte sequencia: Autor (se dentro tem uma serie, coleção ou mais de 1 livro, eu coloco em primeiro dentro do nome do autor e em ordem alfabética para os que tem a mesma quantidade de livros, senão coloco do maior para o menor em quantidade), depois dessa separação inicial coloco em ordem alfabética os livros e por fim os que tem vários autores coloco como coleção ou sereie(ao que pertencer) e em ordem alfabética por autor (se tiver como) e nome dos livros) para mim assim é mais fácil e já em que lugar tal livro esta.

      Bjss

      Excluir
  4. Bem interessante o seu jeito, Fran! Parece bastante organizada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...