Confira!

Fonte: Reprodução. Por uma leitura melhor.

Vida de leitor não é fácil. É preciso decidir qual livro será lido na semana que vem; monitorar as promoções das livrarias; pensar se prefere comprar um livro mais caro que deseja muito; ou vários que custam pouco; organizar a estante que vai ficando cheia; e ainda estudar, trabalhar, ou fazer as duas coisas.

Quando se faz faculdade aí parece que o bicho pega. Não que seja simplesmente fácil para o leitor que está no ensino regular, ou para o leitor que trabalha. É que a faculdade parece uma coisa louca, da qual a gente gosta, mas que quase sempre é exaustiva e super exigente.
Houve períodos em que eu andava tão mal, que nem sentia vontade de ler, mas quando redescobri o prazer e o encanto da leitura, foi mágico. A partir daí, não quis mais abrir mão disso. Eu lia ao máximo que podia, criando sempre alternativas. Se sobrava tempo na escola, lia; se não conseguia dormir durante uma viagem, lia; se tinha insônia numa noite comum, lia; até em pé, no terminal de ônibus, eu também lia.
Quando cheguem ao ensino superior, não foi diferente. Eu tinha uma ideia bem vaga de que a faculdade poderia ser difícil, mas sempre afirmei que nada me faria parar de ler. No primeiro semestre, a a dificuldade me surpreendeu, e tive que ir me adaptando.
Hoje, depois de um ano, estou no terceiro período e acredito que é preciso ter muita disposição para manter o ritmo de leitura. O meu semestre da faculdade começou no dia 30 de abril, e esses 15 dias de aulas já foram o suficiente para que eu visse que vou precisar de muito mais dedicação daqui pra frente. Só nesse período, já li 3 livros inteiros (apesar de curtos), além de vários textos de tamanhos variáveis, sendo dois deles bem compridos.
Como manter as leituras em dia, com tanta coisa exigida pela faculdade?
Eu tenho que me virar, literalmente. Durante esse tempo, houve dias em que de manhã comecei um texto, terminando-o de tarde, e à noite voltei a ler o livro literário Coração Púrpura, minha leitura atual. No dia seguinte de manhã, passei para o próximo texto de estudo, e à tarde já estava lendo outro, e assim por diante. Como prefiro pegar os livros na biblioteca da faculdade ao invés de pagar pela xerox, tenho ido para as aulas levando 3 livros na mochila, além do caderno e de outras coisas que eu preciso. É um verdadeiro malabarismo: uma leitura de manhã, outra de tarde, outra à noite. E ai de mim se eu me esquecer dos fichamentos!
O terceiro período veio com tudo, e parece que não vai dar folga. Estudar mal e tirar notas baixas não é uma opção; ficar sem ler também não. Sendo assim, só o que posso fazer é seguir desse jeito, jogando uma leitura para a cima, pegando a próxima, impulsionando-a para o alto, partindo para a seguinte, retomando outra... Parece confuso. Mas quem disse que a vida de um leitor é simples?

Por: Lethycia Dias.

8 Comentários

  1. Com certeza essa vida de leitor não é fácil... Ainda não estou na facildade, mas como trabalho fora o dia todo e meu trabalho é em outra cidade acabo gastando bastante tempo no processo de "locomoção" e é claro que aproveito - quando possível - para continuar a leitura do livro do momento.

    Mas continue forte Lethycia que no final tudo dá certo!

    P.s.: Adorei o blog, parabéns! Beijos!

    Caio Felipe
    http://www.cavaleiroagridoce.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caio! Ouvi falar muito de você, graças à Lívia Santana. Fico feliz pela sua visita e seu comentário. Quando temos pouco tempo, o melhor mesmo é aproveitar cada tempinho que sobra. Se não, fica difícil continuar lendo :(

      Excluir
  2. Realmente faculdade e leituras são duas coisas que não parecem combinar... Mas eu consigo usar umas janelas, a viagem, e tempinhos de folga para ler. É uma tarefa árdua, mas vale a pena!! Boa sorte com os malabarismos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dias que eu até tento terminar a leitura de estudo mais rápido, só pra poder voltar ao livro. E dá uma alegria tão grande quando percebo que posso enfim voltar à literatura! <3

      Excluir
  3. Lethycia, realmente é complicado! Em 2014 eu estava no 3º e 4º período e houve uma época em que eu conseguia ler um livro por dia (de cerca de 300 páginas!). Aquela foi a última época em que consegui ler nesse ritmo. Lia sempre na viagem até a faculdade e na volta dela e às vezes durante meu trabalho também rs (trabalhar com os pais tem suas vantagens).
    Mas agora eu realmente não sei como consigo me organizar com blog, trabalho, último ano de faculdade, filho pequeno e ainda assim conseguir ler. Deve ser muito amor, mesmo!
    Mas confesso que fico doida vendo tantos livros não lidos na estante :/ ano que vem quero relaxaarrr, tirar um ano sabático pra ler hahahaha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kemmy!
      Nossa, quanta complicação! E parece que vai ficando cada vez pior, que cada período da faculdade vai sendo mais puxado, e exigindo mais de você. Espero poder aproveitar melhor o meu tempo quando a faculdade terminar.

      Excluir
  4. Olá Lethycia, tudo bem?

    Já estava morrendo de saudade de poder aparecer por aqui, mas um monte de complicações em diversos setores me tirou um pouco do tempo para ler meus blogs preferidos. Mas aos poucos eu volto a te acompanhar com mais afinco rsrs.

    Seu post trata de uma batalha realmente, as leituras do lazer e da obrigação. Muitas vezes durante a faculdade eu ficava irritado de ter que ler um texto nada cativante e não muito interessante, mas obrigatório no curso, ao invés de algumas das minhas belezuras me esperando na minha estante rs.

    Mas a verdade é que a gente sempre dá um jeito. Não podemos dar o braço a torcer.

    Um grande beijo e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almir!
      Cheguei a estranhar a falta dos seus comentários, mas entendo. Quando ficamos muito ocupados, vamos deixando de fazer aquilo que temos costume, dando prioridade para aquilo que é mais urgente. Acontece com todos! rsrs
      Fico feliz de ver você de volta por aqui. Enfim, espero poder continuar fazendo o meu malabarismo, e cumprindo as obrigações sem deixar de me divertir.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...