Confira!


O Loucura Por Leituras está perto de completar 1 ano e meio, e nesse tempo já aprendi muita coisa que eu nem imaginava quando comecei. É sempre bom darmos apoio para outros blogueiros, e por isso, decidi fazer esse post com algumas coisas que descobri pela experiência ou que fiquei sabendo por outros blogueiros. Se você começou há pouco tempo, ou mesmo se já tem certa experiência mas está querendo conferir algumas dicas, eu recomendo que continue lendo esse post!

Meu primeiro blog foi um blog de poesia, onde eu pretendia postar poemas que andava escrevendo. Não sobreviveu por muito tempo. Depois, tive outro de conteúdo opinativo, mas sem assunto específico (eu dava minha opinião sobre qualquer coisa que considerasse relevante). Ele está no ar até hoje, mas eu passava meses e meses sem postar, e quando comecei o Loucura Por Leituras, já estava determinada a abandoná-lo.
Mesmo que eu já tivesse mantido dois blogs antes, quando comecei o Loucura Por Leituras, eu sabia muito pouco sobre essa loucura que é blogar. E eu não sabia que cada nicho de blog exigia coisas diferentes. Só pude aprender com o tempo. Vou enumerar abaixo algumas dessas coisas.

Coisas que aprendi sobre blogs literários:


1- Resenhar não é fácil: Definitivamente, não. Por mais que o livro seja simples e fácil de ler, a resenha não vai ficar pronta em 15 minutos. Pode ser que você passe 15 minutos só olhando a tela do seu computador, tentando pensar em como iniciar o texto! Você vai ter dúvidas de todo tipo. "Aquela palavra foi adequada? Eu falei do que se trata a história sem dar spoiler's? Eu expliquei bem o que achei do livro? Fui justo(a) na minha opinião? Seria legal citar algum trecho? Será que aquela foto não fica melhor do que essa?"
Acredite: você vai pensar em tudo isso!

2- Dar opinião também não é fácil: Um blogueiro literário comenta com os leitores quais foram as suas impressões sobre a leitura de um livro. E ele pode gostar ou não daquilo que leu. Mas não é apenas dizer "Adorei, o livro é perfeito", ou "Odiei, não recomendo pra ninguém". É muito mais do que isso. Uma boa resenha precisa justificar o que levou o autor a criar determinada impressão. Se você amou ou odiou o livro, diga o que aconteceu para isso. Eu tento sempre enxergar coisas boas e ruins nos livros. Quem conhece o blog, sabe que minhas resenhas (exceto as mais antigas) apresentam os aspectos positivos e negativos da leitura, não importa se eu tiver gostado ou não. E uma coisa que eu descobri é que criticar é muito mais difícil do que elogiar! Criticar exige cuidado e principalmente respeito, pois por mais que algo tenha te desagradado, é importante lembrar que outras pessoas podem ter gostado daquilo.

3- Tenha paciência: Quando eu comecei, o blog não chamava muita atenção. Eu tinha a impressão de que escrevia à toa, e que ninguém lia minhas resenhas. Levei um bom tempo até receber meu primeiro comentário, e muito mais até ser indicada para uma TAG ou convidada para uma parceria. Mas eu já tinha recebido esse conselho de outras blogueiras, então persisti, e meu blog está aqui. Portanto, se você começou há pouco tempo, continue tentando, e acredite que depois de um tempo o seu blog vai começar a chamar mais atenção. Infelizmente, não podemos dizer quanto tempo.

4- Crie conteúdo: A essência de um blog literário é a resenha, mas o que você vai fazer enquanto lê um novo livro? É importante criar conteúdo diferenciado para postar entre uma resenha e outra. Imagine que agora você está lendo um livro de 200 páginas, mas logo vai começar a ler um de 700. Você com certeza vai demorar bastante com o livro maior, e a variação de tempo de leitura vai deixar o funcionamento do seu blog muito incerto. Imagine: uma resenha hoje, outra daqui a duas semanas, outra depois de três dias. A falta de frequência para as postagens pode espantar leitores, e você não quer isso, não é mesmo? Então é muito legal criar pelo menos uma ou duas colunas para ir mantendo as postagens em dia, enquanto lê. Veja algumas dicas legais (clique na imagem para ampliar):



5- Tente sempre fazer melhor do que já faz: Quando o meu blog começou, não estava nem perto de ser como é hoje! Veja esses prints:

Primeiro post do blog.
Clique na imagem para ampliar.

Primeira resenha do blog.
Clique na imagem para ampliar.

Veja só essa resenha! O primeiro parágrafo é um resumo da história; o segundo, uma citação; e o terceiro nem chega a constituir minha opinião sobre o livro. Hoje em dia, uma resenha minha seria muito maior, mais aprofundada, e teria muito mais conteúdo do que essa.
E não é que eu pensei assim: "Vou começar aos poucos, e depois ir ficando melhor". O avanço foi gradativo, e meio que instintivo. Conforme eu sentia a necessidade de fazer algo diferente, fui fazendo. Então, eu recomendo: se você sente que precisa mudar algo, experimente; pode ser que seu conteúdo fique muito melhor!

6- Pense bem antes de fazer parcerias: Muitos blogueiros experientes recomendam a parceria como uma forma de crescer, e hoje em dia várias pessoas já começam um blog pensando nisso. No nicho literário, existem três tipos de parcerias: com outro blogueiro, com um escritor ou com uma editora/livraria. Vou dar exemplos de por que é preciso tomar cuidado com isso.
  • Conheça bastante o outro blogueiro antes de fechar parceria. Já tive problemas com meu primeiro parceiro, que tinha algumas opiniões e ideologias com as quais eu não concordava, e eu não queria ter a imagem do meu blog associada a esse tipo de coisa. Acabei cancelando a parceria com ele, e não foi muito legal. Já com a Lívía, do Check-in Virtual, foi tudo muito tranquilo. Temos preferências parecidas, opiniões parecidas, e eu a considero uma amiga.
  • Saiba negociar com um escritor: em grupos de blogueiros no Facebook, é muito comum encontrar escritores iniciantes oferecendo seu livro para blogueiros resenharem. Até aí, tudo bem. Os blogueiros querem livros novos para ler, e o escritor quer ver seu livro "na boca do povo". O problema é quando o escritor oferece muito pouco e exige demais. Alguns apenas fornecem o livro em PDF, e querem que você faça a resenha falando bem do livro! Você nem leu ainda, não sabe o que vai achar, mas ele quer uma opinião positiva, "pra ajudar". Se você não gostar do livro, vai mentir para os seus leitores, só porque o autor pediu? Fique atento a essas coisas, para não cair em nenhuma furada.
  • Parceria com editora não é só ganhar livros: eu sei que todos nós sonhamos em receber livros daquela editora legal. Não tenho e nunca tive parceria com editora nenhuma, mas de tanto ver vídeos e ler posts de outras pessoas, já sei que parceria com editora não é só isso. Blogueiros com parceria divulgam os lançamentos do mês, e quando possível, comparecem em eventos organizados pela editora. É como se fossem "representantes" da editora durante o tempo da parceria. Então, é preciso ter responsabilidade.

7- O seu estilo vai te diferenciar: Quando comecei, eu pensei numa coisa. Eu não tinha dinheiro para ficar sempre comprando a nova "modinha" da vez, só para ler aquilo que todos estavam curtindo. Então decidi: vou resenhar o que tenho na minha estante, e ponto final. Quem quiser ler, que leia. E assim eu fiz. Desde quando o blog foi criado, eu leio e resenho aquilo que posso e quero. Eu não leio um livro só porque está dando o que falar, e a resenha pode dar muitos acessos. Leio aquilo que me interessa. Mas "o que me interessa" pode se aplicar a vários tipos de livros, porque eu tenho vontade de conhecer de tudo. E isso acabou virando identidade do blog. Existem alguns blogs que dão preferência aos livros de fantasia, outros que resenham muitos romances. E eu estou aqui, resenhando romance, conto, crônica, terror, fantasia, não-ficção, História, literatura brasileira, etc. As pessoas sabem disso, e conhecem o meu blog por isso.
Eu conheço uma blogueira que adora romances históricos e romances de época. E o blog dela sempre está cheio de comentários, de pessoas que gostam das mesmas coisas. Então, se existe algo que você quer fazer mas que ninguém mais faz, não se sinta intimidado(a)! Faça, porque vai acabar despertando o interesse das pessoas.

Essas foram algumas dicas que achei úteis para todo blogueiro do meio literário, ou mesmo para quem tem um blog com outros assuntos, mas que ocasionalmente faz resenhas de livros. Espero ter ajudado!

Por: Lethycia Dias

37 Comentários

  1. Tenho um blog que tem muitas resenhas literárias e simplesmente amei o seu post. Realmente bate um vácuo na cabeça no momento de escrever e resenhas kkkk. Amei seu blog 🌸





    http://labiosconfusos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice, fico feliz que tenha se identificado com as situações que citei nesse post. Minha ideia era mesmo ajudar. É muito chato quando acontece isso! Mas no fim, sempre acabo gostando das minhas resenhas. Obrigada pela visita e pelo comentário, e seja bem-vinda!

      Excluir
  2. Nossa, eu também aprendi demais com o meu blog. Meu intuito foi o mesmo do seu, de resenhar o que eu tenho na estante e criar conteúdo variado. Também te considero uma amiga, um verdadeiro presente que o blog me deu. Todo dia aprendo alguma coisa lendo seu blog ou nos grupos do face. Esses grupos também me ajudaram muito a me construir como uma pessoa melhor, mais aberta. E a construir novas amizades também. Parabéns pelo blog, você realmente tem um bom conteúdo. É sempre bom passar por aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer parceria com você me ensinou o que era aquilo que as blogueiras sempre falam de "ficar amigo de outros blogueiros e crescer juntos". É muito legal saber que podemos compartilhar conteúdo, criar projetos em conjunto, e sempre contar com aquela ajudinha da outra pessoa! Com certeza, a nossa parceria foi uma das melhores coisas nesse tempo.
      E os grupos do face, o que seríamos de nós sem eles? kkkk
      Também aprendo muita coisa nova com o seu blog, gosto muito das ruas resenhas e fico sempre tentada a encaixar os livros que você lê na minha (longa) lista de desejados!

      Excluir
  3. Olá! Amei seu texto, e tudo que você disse são verdades. Tenho meu blog há 8 meses e cada leitor que chega, cada novo comentário para mim são grandes vitórias! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quando estamos no início, os poucos comentários que vão surgindo são o que faz com que a gente tenha vontade de continuar. Porque o desânimo costuma ser grande. :/
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  4. Amei seu post. Tenho um blog há algum tempo e acho que até hoje não aprendi a melhor forma de fazer resenha. Também nunca tive parceiros, mas espero ter algum logo kk
    Beijos

    http://imaginemaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que com as resenhas não existe "fórmula mágica". Eu fui tentando do jeito que podia, até encontrar um estilo que no qual senti confiança, e que achei informativo o suficiente. E mesmo assim, ainda estou tentando modificar. Acho que todos nós fazemos como achamos melhor. Espero que consiga um parceiro! Obrigada pela visita e pelo comentário, e seja bem-vinda ao blog!

      Excluir
  5. Me identifiquei muito com o post, evolui muito desde o começo do blog, até porque comecei por impulso. Tem que pensar muito antes de fazer parcerias mesmo. Adorei o post.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainan! Fico feliz que tenha se identificado e gostado! Eu "planejei" algumas coisas, mas não o suficiente, e quase tudo que eu fazia no início era de improviso. Mas o aprendizado foi muito durante esse tempo.

      Excluir
  6. Maravilhoso post, parabéns!! Realmente é desse jeito que você descreveu que as coisas acontecem no mundo da blogosfera. As pessoas pensam que criar um blog é fácil, na verdade é bem fácil mesmo, o difícil é mantê-lo atualizado, interessante, criando conteúdos, coisas novas para contribuir com o crescimento pessoal e do blog também. Já tive algumas crises com o meu, como bloqueio, desmotivação por achar que ninguém ligava, enfim, mas são fases e o importante é continuar segundo em frente se for esse o desejo.


    http://umsimplesprazer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa, Suellen! Criar um blog é tão fácil, que a cada dia devem surgir centenas deles, em todos os nichos. Mas alimentar é difícil, e acho que todos passam pela fase do desânimo. Uma amiga minha desistiu do dela logo no início, acho que pela falta de tempo, mas também porque estava recebendo poucas visitas, e apenas os meus comentários. Infelizmente, isso acontece, ficamos sem paciência, porque já iniciamos o blog com um monte de esperanças! Mas quando esperamos e vamos melhorando o conteúdo, é muito bom perceber o crescimento!

      Excluir

  7. Eu amei seu post, também já tive 2 blogs antes do que tenho hoje e no começo dele escrevia sobre moda, depois meu lado literário foi despertado :)
    Faz mais ou menos um ano e meio que escrevo sobre livros e ainda é bem difícil pra mim escrever uma resenha(minha primeira resenha kkkkk nem sabia o que escrever direito), também comecei recentemente a fazer parcerias(e ainda bem nunca me deram problemas ♥)
    Antes não lia terror(pois sou muito medrosa), mas hoje em dia leio de tudo e sim ainda sou muito medrosa :)
    Amei suas dicas ♥
    ótimo final de semana
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiane!
      Não me lembro se já viu algum post seu por aqui, mas em todo caso, seja bem-vinda ao blog, e sinta-se à vontade em todo e qualquer post que você visitar por aqui. Eu adoro compartilhar as minhas experiências, sinto que muita gente gosta de ler não só sobre os livros, mas sobre o que eles significam pra mim, e de vez em quando faço aqui alguns posts como esse.
      Fico muito feliz que tenha gostado. Muito obrigada, e até mais!

      Excluir
  8. Guria, sou blogueira literária há 10 meses e simplesmente amei seu texto. É exatamente isso que você falou. Também não tenho grana para investir nas modinhas e resenho aquilo que acho legal (muitos clássicos até), quanto às parcerias com editoras, tenho algumas e garanto que não é apenas ganhar livro. Parceiro de editora rala, dá duro e tem que fazer muitas coisas para dar conta das atribuições. Meu blog não é tão grande ainda, mas para quem está começando agora, só tenho uma coisa a dizer: não foque em ganhar, foque em contribuir. Quando você faz o que gosta com dedicação é mais relevante e os frutos que surgirem disso valerão muito mais. Um beijo grande pra você e para o seu público. Sucesso! Bebel Lye (Blog Sete Véus www.seteveus.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, moça! Você não sabe como fico feliz de encontrar um comentário como esse logo pela manhã. Ou melhor, acho que sabe sim, porque quem cuida de um blog com carinho e dedicação sempre acaba lendo coisas lindas como o que você disse aí em cima. Fico muito feliz de ter conseguido com esse texto chamar a atenção de várias pessoas. Quem só acompanha blogs, ou vê de longe o sucesso de alguns blogueiros famosos, pensa que a vida da gente é fácil, e ignora todo o trabalho que existe por trás do conteúdo que produzimos. Mas com o tempo, a gente acaba colhendo os frutos disso. Muito obrigada pela visita e por esse comentário tão carinhoso! :) <3

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Já vai completar 1 ano que o meu blog literato está no ar, estou felicíssimo por isto. Quero em breve poder aprimorar mais o blog, o conteúdo, entre outras coisas. Ao decorrer desse tempo observei que venho melhorando tanto resenhas, quanto na escrita. E posso te falar algo? Eu nunca fui muito ligado a esses assuntos de modinhas,sempre fui mais ligado aos livros de sebos, aos livros de bibliotecas que estão longe dos holofotes, pois parecem ser mais interessante tanto para eu que leio, quanto para o leitor que lê as minhas resenhas. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,José Henrique!
      Mas que alegria, hein! Eu acho que esse crescimento, essa melhoria vêm mesmo com o tempo, com a prática, o hábito de preparar os posts e lidar com a divulgação e repercussão. E é muito legal observaras mudanças, ver que a gente ta ficando melhor em uma coisa que gosta de fazer... Fico muito feliz quando percebo isso aqui no LPL ou quando outras pessoas me dize isso em relação ao meu blog ou aos delas.
      Também me sinto muito mais atraída por esses livros! <3

      Excluir
  10. Por muito tempo tive aquela vontade de criar um blog, sabe? Sempre quis compartilhar minhas opiniões, e criar um conteúdo legal. Entretanto, só este ano que consegui colocar esse desejo em prática! Conheci o seu blog agora, mas já estou gostando muuuito do conteúdo. E meu "lance" é resenhar o que eu tenho na minha estante, e ser sincero sobre isto, assim como você mencionou. Muuito obrigado pelas dicas, não pare! hehe
    Abraços!
    http://apenasumleitorqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Derik!
      São comentários como o seu que me incentivam a continuar sempre compartilhando o que já aprendi na blogosfera.
      Quando eu comecei o blog, a ideia também era de ter um espaço pra falar do que eu gosto, principalmente porque eu tinha poucas pessoas com quem conversar sobre os livros que eu lia. E hoje o blog está aqui, com dois anos!
      Um grande abraço, e que você e seu blog cresçam muito!

      Excluir
  11. ola!
    Comecei com meu blog tem 4 dias e amei suas dicas!
    http://esefossediferente2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ingrid! Vejo a necessidade de posts como esse meu na blogosfera recebendo um comentário de alguém de começou há tão pouco tempo e já foi procurar ajuda... Fico feliz de ter colaborado!

      Excluir
  12. Tenho um blog a pouco tempo, que resolvi criar por amar ler e escrever, e adorei esse post. É sempre bom ver posts assim, que ajudam a nós, blogueiras iniciantes. Vida de blogueira com certeza não é fácil! Beijos.
    https://v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas! Me identifiquei bastante com muitas coisas, como a primeira resenha, que embora tenha fluído fácil, eu revisei 500 vezes adicionando e removendo detalhes. E depois os acessos. Penso muito nisso: paciência, porque né... Ninguém vai adivinhar que existo do nada! rs Finalmente essa parte da sinceridade e do resenhar o que tenho vontade (e não o que está na boca do povo), francamente, me foi um pensamento pronto quando decidi criar o Luar. Mas confesso que minha principal e gigantesca dificuldade é o conteúdo paralelo. Penso em diversos, mas sempre acabo achando que não vai ser do interesse de ninguém. Me repreendo por isso... =s

    Parabéns, muito mais sucesso pra você!
    www.luardelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vou usar em aulas suas indicações de leituras e mostrar como funciona blogs voltados para a leitura. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Fico muito feliz de inspirar planejamentos de aulas! Espero que minhas dicas ajudem seus alunos e tornem suas aulas uma boa experiência pra eles. Muito obrigada!

      Excluir
  15. Meu blog existe há alguns anos, mas sempre postei mais meus contos e crônicas nele. Tinha uma certa visualização, ainda mais quando participava de desafios e etc, mas nada incrível. Tentei postar resenhas e textos de opinião mas nunca fui pra frente de fato com isso. Depois, com a vida, abandonei ele.

    Quero voltar agora e seu texto me deu uma ajuda legal. Vi que você tem outros que podem me interessar, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia! Fico feliz que tenha se sentido incentivada a voltar a blogar!
      Infelizmente parei com o LPL, não consigo mais manter essa vida de blogueira, mas de vez em quando ainda volto aqui pra conferir o que tem de novo e fico muito emocionada com os comentários. Espero que consiga voltar com tudo!

      Excluir
  16. Um dos melhores posts que li até agora com dicas para blogueiros literários iniciantes! Ajudou bastante. Obrigada. <3~

    ResponderExcluir
  17. Comecei um blog agora, e seu post ajudou bastante, muito obrigada e sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito das dicas , obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, depois que li seu post fiquei mais animado. Estou no comecinho com meu blog(5 meses) e não tenho quase nada de comentários, mas agora irei seguir todas as suas dicas e ter paciência. Obrigado por compartilhar sua experiência.

    Gustavo

    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  20. Estou pensando em criar um blog literário, por causa dessa minha paixão por livros. Esse post me ajudou bastante, obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Estou pensando em fazer um blog literario, por causa dessa minha paixão por livros. Seu post me ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Amei seu post! Estava à procura de algo assim para me ajudar na criação do meu blog. Amo ler e queria poder divulgar minhas leituras e opiniões, mas sempre dá aquele medo inicial haha e o seu post me deixou mais tranquila, pois você mostrou que não começou sabendo fazer a melhor resenha, mas foi aprimorando até chegar o que é hoje! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  23. Amei o post! Me ajudou muito, comecei meu blog essa semana e claro, é super flopado, tenho divulgado pelo Twitter e tentando interagir com as pessoas encontrando meu nincho. Tento manter em mente que logo vão aparecer pessoas que se identificam com meus textos, ainda não fiz uma resenha por achar muito difícil e ter medo de expor muito minha opinião mas depois de ler sobre sua experiência vou tentar outra vez! Valeu❤️

    Deem uma olhadinha lá, espero que gostem ❤️
    https://blogloucamenteescritora.mystrikingly.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...